quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Cuidar da Mente é Jiu-Jitsu: Máxima Eficiência com o Mínimo de Esforço

"As adversidades não tornam os homens nem melhores nem piores. Apenas revelam-nos como são.”

Como é que você reage às quedas que sofre na vida? Como é que você administra os fracassos? Não há receitas mágicas que nos façam vencer os obstáculos mas um antigo princípio das artes marciais “máxima eficiência com o mínimo de esforço”, tornou-se um meio de lidar com adversidades e alcançar o bem-estar.
Um exemplo clássico da aplicação desse princípio nas artes marciais seria a vitória sobre um adversário fisicamente mais forte, através do uso da técnica. Em outras palavras, vencer sem lutar contra a força do oponente, ou até mesmo utilizando a força dele para sua própria vantagem. Dessa forma, pouca energia é usada, mas ainda assim a vitória é alcançada.
143
Como podemos aplicar essa sabedoria no nosso dia a dia e melhorar a nossa qualidade de vida?
Podemos por exemplo fazer uso dos ensinamentos por trás desse princípio básico das artes marciais quando diante de uma adversidade, de um grande problema.
5 dicas para você não desperdiçar energia e lidar com mais eficiência com os problemas diários:
1) Pense antes de agir: Assim como no Jiu-Jitsu é impossível lutar sem respirar e manter a tranquilidade. Nos tatames da vida evite agir sem entender os princípios que estão norteando as suas ações. Pense e sempre tome atitudes baseadas em seus princípios.
2) Respire fundo e reflita sobre o que pode aprender com a situação: Da mesma maneira que você deve buscar aprender a lição quando é finalizado no Jiu-Jitsu ao invés de ficar irritado e cego. Nos tatames da vida quando você enfrentar um problema ou sofrer uma perda, não perca a lição. Sempre tem uma lição para ser tirada das experiências que passamos.
3) Busque melhorar os seus mecanismos de defesa: Assim como melhorar as técnicas de defesa no Jiu-Jitsu te ajuda a conservar energia e render mais nos treinos. Nos tatames da vida exercícios regulares, meditação e outras atividades que afastem a sua mente alguns momentos do problema irão lhe ajudar a encarar o problema com mais vigor.
Capítulo 1 - Helio vs. Kato
4) Se você sentir medo de enfrentar o problema, seja corajoso e enfrente: Assim como no Jiu-Jitsu é preciso ter muita corajem para buscar treinar com os melhores parceiros de treino, aqueles que representam um grande desafio e colocam a sua técnica e força mental em teste. Nos tatames da vida é importante olhar os problemas nos olhos, pois ignorar o problema não vai faze-lo desaparecer e ainda pode torna-lo pior. Busque corajem no fundo da sua alma e enfrente o problema.
5) Pergunte a você mesmo: É o fim do mundo? A resposta vai quase sempre ser, haverá um novo dia. O dia vai acabar e um novo dia começará. Os problemas são uma parte da vida cotidiana e englobam mudança e toda mudança gera stress. Não é o estresse existente na situação que é importante, é como você reage e responde ao estresse que determina o seu sucesso na resolução do problema. Ainda ouso dizer que há um jeito interessante de olhar para as quedas que sofremos, é só não permitir que elas sejam definitivas.
Lembre-se: desespero só atrapalha, piora e deixa as coisas mais duras e difíceis do que realmente são. Procure enxergar cada adversidade como algo a aprender para evoluir e assim se tornar mais forte, mais experiente e mais sábio. Acredite que as coisas vão se resolver. Não se esqueça que algumas coisas levam tempo (paciência) e outras não se solucionam sozinhas, portanto, mãos à obra!
Gracie Barra Jiu-Jitsu Para Todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário