Estamos iniciando mais uma temporada de muitas competições e treinos, e a importância de fazer uma boa preparação para que os resultados aconteçam é fundamental. Essa preparação inclui uma boa alimentação, treinos periódicos com intensidade progressiva, onde estão inclusos alongamento, propriocepção, pliometria, treinamento funcional, treinamento cardiovascular e fortalecimento muscular dentre outros.
Mas, igualmente importante a todos esses treinos citados acima é o descanso que também faz parte do treinamento. É bom saber que para conseguir ter um bom desempenho nos treinos, temos que estar com o nosso corpo cem por cento, sem nenhuma lesão, preparado para aguentar essa rotina estafante de treinos e competições.
Por isso é de extrema importância para o atleta o acompanhamento com uma equipe multiprofissional com: médico, que vai examiná-lo e cuidar de sua saúde para melhorar seu desempenho; preparador físico, que entre outras funções vai escolher e montar seu treino na dose certa para que não haja exagero; outro profissional importante é o nutricionista, para orientar a melhor forma de consumir os alimentos e suplementos tirando o total proveito deles; não devemos esquecer também o trabalho do psicólogo, isto por que se o atleta não estiver focado e motivado não adianta treinar, pois o fator psicológico pode levar tudo a perder e, por fim, o fisioterapeuta, que além de necessário para todo atleta (principalmente de alta performance) se curar das possíveis lesões que aparecem no meio do percurso, a fisioterapia atua no trabalho essencial que é a prevenção das lesões, corrigindo também os desequilíbrios e encurtamentos musculares.
Lembro que é ampla a gama de profissionais que atua nessa área, e caberá ao atleta identificar-se com a equipe e acreditar no trabalho global que estes profissionais são capazes de oferecer, para que a melhora da sua performance atinja o objetivo final, que é "a vitória".
Dica: procure profissionais credenciados em seus respectivos órgãos, com especializações na área esportiva e que, de preferência, já tenha experiência com atletas, pois este é um grupo diferenciado da população em geral; por isso, o procedimento não deve ser igual à de um atleta de fim de semana, muito menos de um sedentário. Com toda essa estrutura o atleta vai ter a única preocupação que é: treinar para vencer.
Boa sorte, bons treinos e até a próxima.
Cyrus Alexandre
Fisioterapeuta esportivo
Fundador da SportFisio
Tel: (11) 3262-3964
Fundador da SportFisio
Tel: (11) 3262-3964
Artigo concedido pelo site OLutador.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário