Na trajetória para se tornar um faixa preta de Jiu-Jitsu, o indivíduo é direcionado a se melhorar como pessoa, melhorar os seus relacionamentos, e consequentemente vai prestar uma contribuição positiva para a sociedade. O Jiu-Jitsu não é só uma arte marcial que dá forma atlética ao corpo. A arte suave é uma ferramenta que desperta o melhor das pessoas, transformando-as em super seres.
Ninguém cresce querendo ser subsidiado por toda vida. Na verdade aqueles que evoluem seguindo este raciocínio, nada mais são do que conformistas. Veja que os grandes nomes da história mundial marcaram o mundo graças as suas próprias iniciativas e, principalmente, pelo seu exemplo. Antes de se tornarem líderes que marcaram a história, os grandes nomes, tornaram-se seus próprios líderes e deram o exemplo.
Estar superando a si mesmo é uma forma de sair da zona de conforto e crescer um pouco mais a cada dia. É dar uma chance para mostrar ao seu “eu” interior que para sair do lugar, é necessário que você mesmo tome uma iniciativa.
6 Traços Fundamentais para ser um líder exemplar:
1- Autoconfiança: é uma característica indispensável para um líder. Ser autoconfiante dá a você estabilidade emocional, algo fundamental para enfrentar o stress. Além disso, transmite aos demais a segurança necessária para acreditar no objetivo do grupo e seguir em frente.
2- Desejo de liderar: Querer mandar é diferente de querer liderar. O cara que que deseja ser um líder tem que estar aberto para acatar as ideias dos outros. Já o “mandão” não enxerga no outro uma possibilidade para ajudar a si mesmo e ao grupo. Um conselho: “Seja humilde. A vaidade é o pior dos defeitos, porque engana a nós mesmos.”
3- Honestidade e integridade: A junção dessas duas qualidades consiste em ter honra ao grupo, ser justo, honesto, puro de alma e de espírito.
4- Motivação: Estabelecer um sonho que faça sentido aos liderados. Inspirá-los a lutar por uma causa, superando-se a cada dia. Ter comprometimento, entusiasmo, energia, garra e dedicação.
5- Ambição: Não existe sucesso sem ambição. Não estamos falando da ambição pelo dinheiro, mas da ambição pelo o melhor sempre. Se acomodar a uma conquista ou outra pode o fazer parar no tempo. Estar sempre procurando o melhor para o coletivo é crescer junto a ele.
6- Autocontrole: Trata-se de não deixar a emoção tomar conta de você, pois nem sempre tomamos as melhores decisões com os nervos a flor da pele. Agir impulsionado pela emoção só serve para os poetas. Afinal, o autocontrole dá ao indivíduo a consciência da decisão tomada para o coletivo e suas possíveis consequências.
Seja o seu melhor hoje e anule aquele famoso pensamento do “amanhã eu faço”. Concentre seus esforços naquilo que se deseja e rompa as tentações que surgirão no caminho. Certo do poder de transformação do Jiu-Jitsu, nosso Grande Mestre Carlos Gracie nos ensinou: “Pensa grande e teus feitos crescerão, pensas pequeno e irás depressa ao chão. O querer é o poder arquipotente, é a decisão firmada em tua mente. A confiança em si mesmo é a trajetória que leva aos altos cimos da vitória.”
Pense nisso. Osss!