Em Feira de Santana, a cada dia cresce o número de crianças e adolescentes adeptos dessa modalidade. De acordo com o professor da equipe Gracie Barra, Samuel Carvalho, esse crescimento ocorre principalmente pelos benefícios que essa técnica traz, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada.
‘’O praticante de Jiu-Jitsu precisa, não só ter disciplina e respeito dentro do esporte, como conseguir transportar esses conceitos para a sua rotina. O Jiu-Jitsu é lúdico, e os ensinamentos da arte suave, não devem ser empregados somente na luta em si. Quando dominamos um adversário, estamos aprendendo mais do que um simples golpe, estamos aprendendo a domar nossas ações e dominar nossos próprios problemas’’, explica Samuel Carvalho.
Criança e jovens, vítimas maiores da insegurança e dos temores, se tornam auto-confiantes e passam a ter maior desenvolvimento nos estudos, nos esportes em geral e até mesmo no relacionamento familiar. É o que explica Gercineide Ribeiro Cunha, mãe do aluno Erivaldo Cunha Junior, de 16 anos. Segundo ela, o jiu-jitsu ajudou na coordenação motora do filho, que passou a se manter mais ocupado e as notas escolares, aumentaram, além da capacidade de concentração. "Meu filho perdeu peso e aprendeu a ser mais disciplinado", afirmou a mãe, com muito orgulho.
Samuel Carvalho ainda complementa que a pretensão desse esporte não é formar pessoas para lutar por vitórias passageiras,mas, em vez disso, para serem bem sucedidas durante toda a sua vida. ‘’Em toda aula e atividade há sempre uma relação muito próxima com a realidade do dia-a-dia, preparando a criança e adolescente para o futuro com responsabilidade e segurança’’, conclui.
Samuel Carvalho é professor da equipe Gracie Barra, uma das equipes mais conceituadas da região, que em breve estará trazendo para a cidade de Feira de Santana um dos maiores e mais completo centro de treinamento da Gracie Barra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário